Autor: Carlo Carrenho
Blogue: http://www.tiposdigitais.com/
25/10/2010
O iPad é tão bom que perde para o Kindle
Eu tenho atualmente um iPad, um iPhone, um Cooler (cortesia da Gato Sabido), um Sony Reader e dois Kindles (2ª e 3ª gerações). O melhor gadget? O iPad, sem sombra de dúvida. O melhor e-reader? O Kindle (3ª geração) sem sombra de dúvida. Contraditório? Não, e explico. O iPad não é um e-reader, é um tablet multifuncional que vai concorrer com os laptops. Faz quase tudo aquilo que um computador faz, muitas vezes melhor e com mais rapidez. Já o Kindle é um e-reader, e nada mais. Mas não é melhor carregar apenas um apetrecho, que já faça tudo, ao invés de vários gadgets “especialistas”? Talvez em longas viagens, sim, mas só neste caso.
Por ser um “especialista”, a leitura no Kindle é mais agradável devido à tecnologia de e-Ink (pode-se ler ao sol) e ele é muito menor e mais leve que o iPad. Mas não é isto o que realmente faz a diferença. Até porque alguém já disse que “em dias de sol, eu prefiro fazer outras coisas que ler”. A grande questão é que ler um livro exige um mínimo de tranquilidade.
Toda leitura de livro é um certo retiro emocional e espiritual, é um momento de reflexão e de relaxamento. E o iPad é tão bom, tão ágil, tão divertido que se torna impossível alcançar a paz de espírito necessária para a boa leitura. Quando estou com meu iPad, não consigo ficar 10 minutos sem checar e-mail, ver o Twitter ou navegar na Internet. É fascinante e viciante. A melhor
descrição deste “problema” do iPad foi feita por Peter Bregman em um post no blog da Harvard Business Review: Why I returned my iPad.
descrição deste “problema” do iPad foi feita por Peter Bregman em um post no blog da Harvard Business Review: Why I returned my iPad.
Portanto, para ler com calma e viajar no prazer da leitura nada é melhor que o Kindle, que aliás é hoje o e-reader mais barato do mercado brasileiro (R$ 550) ainda que importado regularmente diretamente da Amazon. Para todo o resto, o iPad é imbatível.
Carlos Carrenho
Carlos Carrenho
1 comentário:
Excelente artigo do Why I return my iPad e por acaso é algo que tenho notado, se não nos controlamos e ligamos, bem no meu caso, o PC quando chegamos a casa (e muitas vezes não ligo porque não me apetece e outras porque leva tempo), quando damos por ela estivemos 2 h a ver emails, ir ao Facebook, surfar na net, ...
E o resto ? pois é, o perigo do estar tudo ali facilmente à mão e na ponta dos dedos
Enviar um comentário