segunda-feira, 12 de abril de 2010

A bateria do Kindle - Alguém tem problemas?

Vou iniciar neste post algumas respostas um leitor anónimo do blogue que está a ponderar a aquisição de um Kindle e que colocou algumas perguntas práticas interessantes. Comecemos por:

"1 - Bateria.
Consta que não é substituível e que, para tal, se torna necessário desembolsar 60$ e enviar o aparelho para a Amazon a fim de procederem à substituição. É um facto? Já alguém passou por isso?"

A minha experiência com a bateria é excelente, em termos de fiabilidade e capacidade. Como apenas consigo ler uma a duas horas no máximo, por volta de 6 dias por semana (em média), ligando a ligação wireless uma vez ou duas por dia e desligando em seguida, a bateria mantém-se cerca de 3 semanas sem necessitar de ser carregada. Após 6 meses de utilização não senti qualquer desgaste ou esgotamento anormal. A bateria funciona normalmente. Se a bateria deixar de carregar totalmente, de facto será necessário pagar os $60, de acordo com vários sites credíveis. Apesar de procurar um pouco na página da Amazon, confesso que não encontrei essa indicação explícita.

De qualquer forma a bateria não é substituível pelo utilizador, tendo mesmo de enviar o Kindle para a Amazon.

Se alguém já teve problemas com a bateria do Kindle agradeço desde já que nos deixe uma mensagem, indicando o que aconteceu e como resolveu o problema.

3 comentários:

Unknown disse...

Eu tenho um trauma com baterias. Para mim, para além de durarem pouco tempo, tenho o "medo" constante do desgaste e consequente "vicio" da bateria que acontece ao longo dos ciclos de carregamento.

Mas com o Kindle, sinto-me totalmente seguro.
Tirando casos de defeito que nunca se podem prever, uma bateria normal deverá ser mais que suficiente para a vida de utilização do Kindle.

Eu costumo dar este exemplo para mostrar como a bateria do Kindle, em principio, nunca será um problema a curto prazo.

Vamos tomar que a vida de uma bateria são 500 ciclos, sendo um ciclo o tempo de descarga completa da bateria. A partir desses 500 ciclos a bateria começa a "viciar" e deixa de aguentar a capacidade inicial que deveria suportar.

Um telemovel novo. Com uma utilização mais ou menos frequente tem uma bateria que é carregada de dois em dois dias. Se a bateria tiver esses 500 ciclos de vida, o telemovel não deverá ter problemas de bateria durante 1000 dias (2 x 500) o que dá algo entre dois anos e meio e tres anos de utilização.

Agora vamos supor, um Kindle, com alguma utilização e com um ciclo de 7 dias. Com uma bateria de 500 ciclos deverá aguentar 3500 dias ou seja, quase 10 anos.

Agora claro que a vida de uma bateria varia com varios factores. Um deles que é o "mortal" no caso dos telemoveis e portateis é o aquecimento da bateria que reduz os ciclos de carregamento. Mas no Kindle o aquecimento é totalmente ZERO. O Kindle simplesmente NÃO aquece. Pelo menos por ele só. Um telemovel ou portatil, se estivermos a mexer com ele, ele aquece devido ao processador a funcionar. O Kindle não.

Outro facto a ter em conta é que um Kindle pode aguentar mais que uma semana. Afirma-se que um Kindle pode durar 2 semanas com wireless desligado o que daria para o dobro do tempo referido acima. E depende muito do uso que lhe damos. Obvio que não se irá gastar a bateria do Kindle todas as semanas. Pode haver alturas em que dure um mês a gastar a bateria toda do Kindle. O que aumenta mais ainda a vida da bateria.

E mesmo que a bateria do Kindle não aguente 500 ciclos, mesmo que sejam só 100 ciclos, a carregar todas as semanas teriamos uma bateria que duraria 700 dias que seria dois anos e tal. (num telemovel a carregar de 2 em 2 dias seria meio ano +/-).

E por muito que gostemos dos nossos Kindles eles não vão durar para sempre. Mas o tempo que aguentam é incrivel e bastante duradouro.

Por isso, acho que a bateria do Kindle, é sem dúvida a menor das preocupações. Ela durará sem procupações bastantes anos até que comece a falhar. É bem provável que o Kindle seja substituido ou posto de lado antes da bateria começar a viciar. E isto tudo graças à sua fantastica autonomia que eu admiro.

A única maneira de um Kindle ter problemas de bateria a curto prazo (excluindo mais tratos) é se vier com algum defeito, o que, pelo que me apercebo, não tem acontecido.

Por isso, a bateria não é motivo de preocupação.

Anónimo disse...

Olá! Tenho o kindle4. Sempre coloquei em média 100 livros nele e ele funcionava normal. Quando baixei um pacote de 800 livros da net e coloquei no kindle (ou seja 900 livros no total) a bateria comecou a descarregar em 1 dia (com ele desligado). Quando tirei os livros a bateria continuou normal (durando MUITO). Entrei em contato com a Amazon e eles fizeram a substituição pra mim (de graça) Por isso não tenho nada do que reclamar da Amazon, são MUITO prestativos com seus clientes!

Luciana Lacerda disse...

Olá, resolveu o seu problema? o meu kindle está descarregando muito rápido.

Enviar um comentário